Como tomar um banho de ritual de limpeza

Imbolc é conhecido como um tempo de purificação e limpeza. Uma ótima maneira de incorporar isso em sua prática mágica é tomar um banho ritual de limpeza.

O propósito de uma limpeza ritual é não apenas limpar o corpo, mas também purificar a mente e a alma. É uma chance de meditar e refletir sobre as coisas que você deseja eliminar – seja um mau hábito , sentimentos negativos ou qualquer outra coisa.

Isso não é algo exclusivo do paganismo. De fato, muitos grupos religiosos usam o banho como parte de sua purificação ritual. Rabbi Jill Hammer escreve : “O banho de ritual, o mikveh (reunião de águas), é uma antiga tradição judaica relacionada ao conceito de taharah (pureza ritual) e tumah (impureza ritual)”.

No budismo, a maioria dos templos inclui uma bacia repleta de água para realizar o ritual, a tsukubai, que é usada para a purificação das mãos e do rosto. Enquanto você toma banho, você literalmente enxuga o que escolhe eliminar do seu espírito ou corpo.

Realize um banho ritual de limpeza

Para realizar um ritual de banho de limpeza, primeiro você deve definir o humor. Tente fazer isso com alguma aparência de privacidade, para que você possa ter paz e tranquilidade. Isso é suposto ser repousante e fortalecedor – e é difícil alcançá-los se você estiver gritando com as crianças para manter o barulho baixo. Se outras pessoas moram em sua casa, mande-as embora enquanto você está tomando banho ou peça para não ser incomodado por um tempo.

Você pode querer acender algumas velas . Iluminação do banheiro tende a ser dura, e há algo muito reconfortante sobre o banho à luz de velas. Algumas pessoas preferem desligar a iluminação suspensa e usar apenas a luz natural, o que é fácil se você tiver uma janela em seu banheiro. Você também pode querer acender um pouco de incenso , se houver um perfume particular que você ache reconfortante ou inspirador.

Finalmente, algumas pessoas gostam de adicionar música. Coloque em um CD de sua música instrumental favorita, ou de sons naturais. Barulhos como canções de baleias, cachoeiras, chuva ou ondas do mar são todos apropriados. Se você preferir não ter nenhuma música, tudo bem também – é realmente uma questão de como você se sente melhor.

Ervas para Purificação

Enquanto você toma banho, você deve incorporar ervas associadas à limpeza. A melhor maneira de fazer isso é amarrar as ervas em um pano ou bolsa de musselina e pendurá-las na torneira, de modo que a água morna do banho entre na banheira. Ervas associadas à limpeza e purificação incluem, mas não estão limitadas a:

  • Sábio
  • Camomila
  • Canela
  • Erva-cidreira
  • Sândalo
  • Lavanda
  • Alecrim
  • Hissopo
  • Doce grama
  • Peppermint

Como preparar a banheira

Depois de encher a banheira com água morna, passando pela mistura de ervas, mergulhe na banheira. Certifique-se de estar completamente relaxado – para algumas pessoas, isso pode levar alguns minutos, mas tudo bem.

Tente limpar sua mente completamente. Concentre-se no calor que envolve seu corpo. Respire profundamente, absorvendo os aromas dos óleos vegetais na água. Se você tem música tocando, permita que sua mente vagueie onde quer que a música possa levá-lo – uma praia arenosa, uma clareira na floresta, onde quer que seja. Feche os olhos e fique em sintonia com os ritmos do seu próprio corpo.

Visualize, por um momento, toda a energia negativa do seu corpo. Ao se concentrar nisso, imagine-o sendo varrido do seu corpo, pouco a pouco, uma partícula de cada vez, através dos poros da sua pele. Veja-o sendo liberado do seu corpo e diluído na água. Enquanto a energia negativa está deixando seu corpo, pense em como o banho é rejuvenescedor. Veja seu corpo, seu espírito, sua alma sendo purificada e purificada pelas ervas e pela água.

Quando você se sentir pronto, levante-se e saia da banheira. Depois de sair da água, solte o plugue para que toda a negatividade absorvida pela água possa ser drenada.

Talaj é um praticante pagão na Flórida. Ela diz: “Onde eu moro, não é muito frio no Imbolc – não temos neve nem nada – mas ainda é mais frio que o normal. Um banho quente cheio de ervas me ajuda a ficar de castigo, me lembra que o inverno vai acabar eventualmente, e é uma maneira muito boa para eu relaxar e me reconectar aos meus deuses “.

Nota importante: se você tiver apenas um chuveiro, e não uma banheira – ou se você simplesmente não tiver tempo para um longo banho – você pode fazer este ritual de limpeza com um chuveiro. Pendure o saco de pano de ervas sobre o chuveiro, para que a água de ervas percorra seu corpo enquanto você toma banho.



Procura algo mais? Use nosso motor de busca
Compartilhar dá sorte

Não perca também