Banho de assento para candidíase

Banho de assento para candidíase

Muitas pessoas esquecem que o corpo humano é como uma imensa floresta viva. Como tal, há espécies que vivem em harmonia até que algum desequilíbrio afete elas e passem a interferir no todo. Um desses exemplos é a candidíase, infecção que comumente aflora na região íntima dos indivíduos, especialmente mulheres. O organismo catalisador do problema vive em nós naturalmente, mas passa a ser danoso por fatores externos.

Por isso que um banho de assento para a candidíase costuma ser vital para o alívio dos sintomas. A coceira nas partes afetadas, principalmente nas genitálias, costuma ser bastante incômoda. Para quem possui uma rotina mais restrita, ceder a esses males consequentes acaba passando uma imagem de desleixo e de falta de educação. Abaixo te ensinaremos a fazer um banho e outras dicas que podem ser úteis na sua recuperação.

Banho de Assento para Candidíase

Banho de assento para candidíase

O banho de assento para candidíase é comprovadamente eficaz na redução dos sintomas. Cabe ressaltar que por ser um paliativo, não pode ser visto como um tratamento definitivo. Os benefícios dele visam a redução imediata dos sintomas para que você possa buscar ajuda médica especializada. Ainda assim, dada à simplicidade a ser feito, impressiona pelos resultados alcançados.

As mulheres sofrem mais com o problema porque a vagina é uma região naturalmente ácida. Caso a imunidade delas abaixe ou a alimentação mude a determinados alimentos, a flora pode ser prejudicada. O pH da vagina pode decair e ajudar no surgimento e proliferação da candidíase.

Já que o bicarbonato é um agente positivo ao pH humano, se mostra como um amenizador da infecção. Para quem sofre diariamente com as coceiras e mal-estar na região atingida, pode se valer do banho de assento para candidíase até obter apoio adequado.

Ingredientes:

  • 1 litro de água morna fervida
  • 1 colher de sopa de bicarbonato

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes até que o bicarbonato se dissolva por completo. Quando for iniciar a lavagem, lave a região que está afetada com água corrente. Em seguida, utilize o banho de assento para candidíase à base de bicarbonato. Para melhor administração, coloque essa mistura em uma bacia ou bidê e fique sentada em contato com a água entre 15 e 20 minutos.

Procure fazer esse banho duas vezes ao dia, de modo que a região passe por uma limpeza constante. Enquanto os sintomas continuam, lave a área afetada pela manhã antes de sair e na volta do trabalho.

Caso não tenha bicarbonato, pode utilizar citrato de potássio ou bicarbonato de potássio nas mesmas proporções. Já que carregam o mesmo princípio ativo, podem ser usados de modo semelhante na lavagem.

Candidíase crônica

Infelizmente, há casos onde um indivíduo sofre com episódios de candidíase com frequência acima de quatro vezes ao ano. Isso já o classifica como um portador de candidíase crônica, sofrendo mais ainda com os sintomas que carrega. Nesse caso, fica difícil fazer um banho de assento para a candidíase com frequência necessária, não construindo a proteção necessária que devia.

Com isso, é possível ir ao médico e pedir uma receita de bicarbonato de sódio 650 mg para ser tomado a cada 6 horas. Isso costuma ser bastante útil a quem viaja bastante, de modo a facilitar a administração da solução. Além disso, a alimentação adequada costuma ser um excelente protetor à infecção.

Chá de camomila

A camomila é frequentemente usada para que possamos dormir mais adequadamente, visto que nos ajuda a relaxar. Além disso, a indústria farmacêutica e cosmética usam bastante a flor para a construção de remédios e produtos de beleza. Ajuda a tratar problemas com sono, manchas na pele e a candidíase também.

Isso porque a camomila tem ação anti-inflamatória, ajudando nos sintomas da candidíase. Com isso, é possível aliviar e até acabar com a incômoda coceira, desde que administrada constantemente. Cabe ressaltar que isso se trata de uma ação para alívio das sequelas do problema, não da infecção em si. Além do tratamento recomendado pelo médico, o banho de assento para candidíase feito com camomila deve ser feito enquanto a coceira existir.

Materiais:

  • 2 colheres de sopa de flores secas de camomila.
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Basta esquentar o litro de água e adicionar as flores secas em uma jarra comum;
  2. Coloque a água na jarra e tampe, deixando em infusão desse modo durante alguns minutos;
  3. Ponha esse chá devidamente coado em uma bacia e sente nela durante 15 minutos mais ou menos;

Especialistas recomendam esse assento duas vezes ao dia, no mínimo. Gradativamente, alguns sintomas da candidíase ficarão sob controle, porém isso não significa que deva deixar de ir ao médico. O mesmo receitará um tratamento que receberá o suporte dessa receita caseira e livrará do mal-estar da infecção.

Banho de assento com barbatimão

O banho de assento para candidíase com barbatimão possui ação semelhante à camomila. O mesmo é capaz de reduzir alguns sintomas da infecção, dando mais liberdade para tratar dos assuntos diários. Isso inclui também uma visita ao ginecologista, de modo que ele estude seu caso. Ainda que ele passe um tratamento específico a ele, reforce tudo com o chá de barbatimão.

Materiais:

  • 2 colheres de sopa
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Ferva a água e assim que atingir o ponto de ebulição, desligue e adicione o barbatimão. Deixe que a mistura fique em repouso em um recipiente tampado por até 15 minutos;
  2. Passado esse tempo, coe, colocando a parte líquida em uma bacia e descartando os resíduos;
  3. Basta que sente na bacia por até 15 minutos para que os sintomas possam ser aliviados. O barbatimão tem o poder de evitar a proliferação dos fungos, de modo que torne nosso corpo impróprio a eles. Use desse banho duas vezes ao dia, fazendo disso uma rotina regular enquanto tiver os sintomas infecciosos;

Não deve ser motivo de vergonha ser uma vítima da candidíase. Por mais que tomemos cuidado, podemos acabar cedendo a algumas coisas e abrindo as portas para a entrada de alguns males. A imunidade baixa, alimentação inadequada e até uma peça íntima bastante apertada pode deflagrar a infecção em nosso corpo.

Assim que descobrir a infecção, invista no banho de assento para candidíase. Por meio dele, você evita o desespero com a coceira, inflamação, dores e até o corrimento provocados pela enfermidade. Mais uma vez a cultura popular mostra a sua herança e nos ajuda a vencer novos obstáculos.

Contudo, cabe frisar mais uma vez que isto é apenas um reforço ao tratamento principal. Em momento algum você deve deixar passar por uma avaliação de um especialista. Ele te dará a receita que levará até a distância desse problema. Sem contar que ajudará a encaixar o tratamento alternativo na sua reabilitação.

Após a avaliação, escolha um dos banhos acima e mãos à obra. Além deles, evite usar roupa íntima quando for dormir e mude a sua alimentação, de maneira a reforçar sua imunidade. Passe a incluir mais salsinha em saladas, assim como vegetais folhoso, alho, gengibre, iogurtes, frutas vermelhas… Etc.

Mais sobre candidíase:

Se liga no grupo Facebook Acessar grupo VIP (Gratuito)

Procura algo mais? Use nosso motor de busca
Compartilhar dá sorte

Não perca também